domingo, 13 de novembro de 2016

REFLEXÕES

O desenvolvimento da criatividade tem-se caracterizado como um dos objetivos educacionais, gerando diferentes questionamentos sobre a natureza do pensamento criativo e de que maneira ele pode ser estimulado.
Percebe-se que o estímulo à criatividade acontece nas mais diferentes áreas do ensino, sendo que, principalmente nas áreas ligadas à criação artística, esse facto se manifesta como uma constante.
O termo criatividade, quase sempre seguido pelo de inovação, é recorrente nos discursos políticos, empresariais, organizacionais, educacionais e, no entanto, até que ponto a criatividade é uma dimensão valorizada pelas instituições de educação? Quantos serão os projetos educativos e curriculares que a tal se referem? E quando a ela se referem, qual a conceção de criatividade que está subjacente e quais as práticas desenvolvidas para a sua promoção? A criatividade é mais fácil de reconhecer do que de definir. Ser criativo é ser ativo. A independência, a liberdade que despertam a imaginação e a curiosidade são elementos imprescindíveis à criatividade. Com efeito, a criatividade depende da preservação da curiosidade, mas também da capacidade de admiração e de descoberta - capacidades ausentes em muitos adultos.
Ensinar criativamente é simples e divertido. Exige que o professor seja também uma pessoa criativa, que transforme o seu material e os seus métodos em diferentes propostas. é uma possibilidade de transformarmos a tarefa de educar em algo prazeroso, capaz de modificar alunos e professores. A criatividade é um conjunto de elementos que pela natureza do seu compositor, dá origem à criação. Criar é estar a caminho. Criar é inovar a partir do real, daquilo que existe. É um caminho difícil, mas que vale a pena tentar. É a errar que se aprende, diz um velho provérbio. Mas será que também não poderemos dizer que é a errar que se inventa? Que se cria? Será que o erro não pode ser o ponto de partida para um exercício criativo? A Criatividade é a forma de fugir às regras, de tornar algo importante e inovador, de modo a que, seja aceite satisfatoriamente e impulsione a procura de se ter mais. É, sem dúvida, uma das melhores armas a ser usada na nossa profissão, uma vez que se formos criativos vamos conseguir estimular e exercitar as capacidades dos nossos alunos. O professor é um criador nos alunos do desejo de aprender, na escola e fora dela, mesmo quando o caminho é tortuoso.

3 comentários:

  1. Há uns tempos li que as crianças à medida que crescem diminuem significativamente a sua criatividade, porque muitas vezes nós, professores, quase que os limitamos apenas aos conteúdos previstos nos curriculos... Isto assustou-me imenso e, por isso mesmo, numa altura em que as novas tecnologias estão em grande destaque, tenho apostado na minha formação, para poder estimular e desenvolver a criatividade dos meus alunos... é uma questão sobre a qual, na minha opinião, é urgente atuar!

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  2. É muito importante desenvolver nos nossos alunos a criatividade e, por vezes, nas escolas, não há tempo para esse desenvolvimento...
    Partilho uma comunicação de Ken Robinson:
    https://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity?language=pt-br

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  3. A criatividade é, muitas vezes, morta à nascença no nosso sistema de ensino, onde se premeia simplesmente a memorização e repetição de conhecimentos, ao invés de se estimular a capacidade criativa e o espírito crítico. Cabe à tutela da educação, mas também a todos nós, na nossa prática docente, inverter esta tendência!

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